Portal Você Online

Samu em Manaus registra quase 10mil trotes que atrapalham atendimentos

A Prefeitura de Manaus alerta a população para que não faça trotes ou ligações indevidas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192, já que os pedidos falsos de socorro comprometem o fluxo de atendimentos e pode prejudicar quem realmente precisa de assistência.

Neste ano, de janeiro a abril, 9.708 trotes foram registrados no serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A enfermeira Elessandra Sicsú, supervisora de plantão do Samu 192, explica que quando o usuário liga, o atendimento inicial é feito pela equipe Técnico-Auxiliar de Regulação Médica (TARM), para registro dos dados iniciais. Em seguida, o médico regulador conversa com o solicitante para avaliar o quadro do paciente e definir a urgência do atendimento.

O Samu 192 atua com Unidades Móveis de Suporte Básico de Vida (USB), Unidades Móveis de Suporte Avançado (USA), motolâncias, entre outras unidades, de acordo com a gravidade da situação apresentada pelo solicitante.

Nos quatro primeiros meses deste ano, o Samu 192 recebeu 78.956 ligações em Manaus, e apenas 24.047 apresentavam quadro de urgência para o envio da unidade móvel.

Olivia Queiroz, uma das médicas reguladoras do Samu na cidade, informa que o fluxo de atendimento é prejudicado quando o solicitante mente sobre o real estado de saúde do paciente, ou quando os pacientes não estão em condições graves, mas solicitam condução até uma unidade de saúde, por exemplo.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *