
O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, demonstrou preocupação com a possibilidade de uma quarta onda de Covid-19 no estado. Segundo ele, 600 mil amazonenses ainda não foram vacinados contra o coronavírus e 1,1 milhão tomaram apenas a primeira dose da vacina.
Para Samad, é provável que haja um aumento da população nos SPAs – Serviços de Pronto Atendimento – devido a alta de novos casos. A média disparou para 244, em relação a semana passada, segundo ele.
“Isso vai gerar um pouco mais de consultas. Eu venho avisando há algum tempo sobre isso. No Rio, São Paulo e Espírito Santo já vinha crescendo e chegou aqui a sub-variante da Omicron”, informou Samad.
De acordo com ele, atualmente as pessoas se consultam, testam, tomam a medição e vão para casa porque a vacina minimiza os efeitos da doença.
“Primeiro não tínhamos vacina, hoje temos até sobrando, mas 1,1 milhão só tomaram uma dose e outras 600 mil nem apareceram para a vacinação. Tem que tomar as três doses”, alerta.
A maioria dos casos tem sido registrada na faixa etária entre 18 e 39 anos. devido a transmissão em eventos com maior concentração de público, o que tem elevado a taxa de infecção.
O secretário orienta, além da vacinação, o uso de máscaras de qualidade para evitar o contágio. “O uso de máscaras tem impactado na diminuição da taxa de transmissão. Os números mostram que acima dos 90% dos casos de contaminação em vacinados, as pessoas são medicadas e vão pra casa, sem complicação. A pessoa que toma a vacina de gripe, também fica gripada. TEm que se vacinar”, orienta o secretário.


