
Após uma parada por causa da pandemia e para ser reformado, o barco-escola Samaúma II, do Senai, retoma as atividades nos rios do Amazonas. A embarcação oferece cerca de 25 cursos profissionalizantes em áreas como informática, gestão, mecânica, elétrica, e alimentos.
A expectativa é atender cerca de 500 pessoas em um período de quase dois meses. A bordo estão um comandante, um profissional de apoio técnico, seis marinheiros, seis docentes e um prático, liderados pelo diretor técnico do Senai Amazonas, Rafael Lobo e o coordenador da Escola Senai Ações Moveis e Comunitárias, Emerson Araújo, com acompanhamento de Mario Souto.
As atividades educacionais serão iniciadas no dia 4 de julho, com encerramento previsto para 30 de agosto. Os moradores de Autazes poderão escolher cursos cuja carga horária varia de 160 e 20 horas, tendo a duração de 5 a 40 dias.
Entre os cursos ofertados estão Assistente Administrativo, Chefia e Liderança, Relações Interpessoais, Qualidade no Atendimento ao Cliente, Mecânico de Motores a Diesel, Mecânico de Motores de Popa, Modista Costureiro, Modista Costureiro de Lingerie, Eletricista Instalador Residencial, Eletricista de Comandos Elétricos, Mecânico de Motocicleta, Mecânica de Manutenção de Chassi, Freios e Suspensão de Motocicletas, Mecânico de Manutenção de Motor de Motocicleta, Eletroeletrônica de Motocicletas, Padeiro, Pizzaiolo, Padeiro de Pães Caseiros, Confeiteiro de Doces e Salgados, Confeiteiro de Bolos Caseiros, Operador de Microcomputador (Informática Básica), e Informática Avançada.
O projeto do barco escola é considerado uma das maiores ações sociais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, está em atividade há ais de 40 anos atuando na educação profissional, buscando superar distâncias e oferecendo cursos gratuitos nas comunidades ribeirinhas.


