
A Polícia Federal no Amazonas apreendeu, próximo ao arquipélago de Anavilhas, no município de Novo Airão – 80 km Manaus, no Rio Negro -, um carregamento de duas toneladas de droga, que estava sendo transportado em três barcos.
Uma arma foi apreeendida na operação, que não registrou prisões e contou com a participação do departamento Anti-drogas americano (DEA), da Polícia Civil e da Polícia Militar.
A PF não revelou qual o tipo de droga apreendida. Disse apenas que o entorpecente estavam a caminho da capital amazonense, onde abasteceria as bocas-de-fumo e o excedente seria distribuído para outras cidades brasileiras.
Ainda segundo a PF, a movimentação dos traficantes vinha sendo monitorada pela Polícia Militar do Amazonas e pela coroporação desde o último dia 14 de julho.
Toda a carga apreendida está avaliada em R$ 16 milhões e foi levada para Manaus como prova do inquérito policial que será instaurado durante as investigações para chegar até os donos da droga.
A operação realizada, ontem (19), teve apoio da Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil do Amazonas (COE) e agentes do Drug Enforcement Administration (DEA/EUA).
De acordo com a PF, somente no primeiro semestre deste ano, mais de oito toneladas de drogas foram apreendidas no estado.