
Pesquisa realizada, entre os dias 23 e 25 de julho com 1.500 eleitores no Amazonas, aponta um empate técnico entre o atual governador do estado, Wilson Lima (União Brasil), e o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania). O levantamento é do Instituto Real Time Big Data para a TV Record, divulgado nesta terça-feira.
Na corrida pela cadeira do Executivo amazonense os dois candidatos disputam o primeiro lugar, com o senador do MDB-AM, Eduardo Braga, muito atrás na disputa sem ameaçar.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número AM-02872/2022.
No cenário espontâneo, segund os dados divulgados pela Tv Record, Wilson Lima e Amazonino Mendes aparecem com 15% e Eduardo Braga com 9% (veja abaixo).
Já na estimulada – quando o pesquisador apresenta uma opção de candidatos para o eleitor fazer a sua escolha – Wilson Lima e Amazonino voltam a empatar em 28% da preferência dos eleitores. O representante do MDB Eduardo Braga tem 17%.
Veja os cenários da pesquisa:
Voto espontâneo
Wilson Lima (União Brasil): 15%
Amazonino Mendes (Cidadania): 15%
Eduardo Braga (MDB): 9%
Ricardo Nicolau (Solidariedade): 1%,
Arthur Virgílio (PSDB): 0%.
Brancos e nulos: 21%
Não sabem ou não responderam: 39%No cenário estimulado, Lima e Mendes seguem empatados, com 28% das intenções de voto.
Voto estimulado
Wilson Lima (União Brasil): 28%
Amazonino Mendes (Cidadania): 28%
Eduardo Braga (MDB): 17%
Ricardo Nicolau (Solidariedade): 5%
Henrique Oliveira (Podemos): 3%
Carol Braz (PDT): 2%
Marcelo Amil (PSOL): 1%
Brancos e nulos: 9%
Não sabem ou não responderam: 7%