/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/p/g/5oREecQ16YUSxA1XXOwg/gettyimages-1163430782.jpg)
Bill Russell, um dos maiores jogadores da história da NBA, faleceu neste domingo, dia 31 de julho. O lendário astro do Boston Celtics, que ganhou 11 campeonatos e conquistou cinco prêmios de MVP na liga americana, morreu aos 88 anos. A notícia foi divulgada no perfil pessoal do ex-jogador na internet. De acordo com o comunicado, Bill Russell faleceu pacificamente com a esposa ao seu lado.
“É com o coração muito pesado que queremos informar a todos os amigos, fãs e seguidores de Bill”, introduziu o comunicado. “Bill Russell, o vencedor mais polífico da história dos esportes norte-americanos, morreu em paz, hoje (31), aos 88 anos, com sua esposa, Jeaninne, ao seu lado”, continuou. “Os preparativos para seu memorial serão anunciados em breve”, seguiu a nota, listando os feitos da lenda em sua carreira.
“A esposa de Bill, Jeannine, e seus muitos amigos e familiares agradecem por manter Bill em suas orações. E esperamos que cada um de nós possa encontrar uma nova maneira de agir ou falar com o compromisso intransigente, digno e sempre construtivo de Bill com os princípios. Essa seria uma última e duradoura vitória para nosso amado camisa 6”, pediu o post.
Antes de chegar na NBA, o ex-pivô foi duas vezes campeão no colegial e também da NCAA, associação de esporte universitário. Na NBA, Russell defendeu as cores do Boston Celtics durante as 13 temporadas que passou na liga. Ele levou a franquia a 12 finais e venceu 11 títulos, sendo oito conquistas consecutivas. Ele é considerado o maior pivô defensivo já visto no basquete.
O ex-jogador também foi eleito 5 vezes MVP (‘Most Valuable Player’).Depois da aposentadoria, ele ainda se tornou o primeiro negro a comandar uma equipe profissional na história dos EUA. Bill Russell está no Hall da Fama desde 1975, mas somente em 2019 aceitou receber a joia que é entregue aos selecionáveis.
Além de ser o atleta mais vitorioso da liga, Bill Russell foi um grande ativista fora das quadras por décadas. Ele chegou a boicotar uma partida em 1961 para protestar contra “a discriminação tolerada por tempo demais”. Em 2010, o histórico camisa 6 dos Celtics recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade das mãos de Barack Obama por sua atuação.
Logo após o post nas redes sociais sobre o falecimento de Bill Russell, a NBA divulgou uma nota prestando condolências à família e enaltecendo as conquistas do ex-jogador. Adam Silver, comissário da liga americana e autor do comunicado, disse que Russell foi o maior de todos.


