
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) promove na próxima quinta-feira (4), o “Fórum de Óleo e Gás”, no auditório da autarquia, no Distrito Industrial. O evento está com inscrições abertas em https://doity.com.br/oleoegas2040/inscricao.
De acordo com o órgão, o encontro tem o objetivo de debater diretrizes e alinhar ações efetivas para a consolidação do setor de Óleo e Gás Natural na região. O fórum vai reunir especialistas e representantes do setor privado.
O “Fórum de Óleo e Gás” faz parte do “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”, que integra o projeto “Cenários BRASIL 2040”, do qual a Suframa começou a participar em julho.
As discussões sobre “Óleo e Gás” abrem uma agenda de debates, entre agosto e setembro, com especialistas e representantes de setores estratégicos.
Para o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, o mercado do gás no Amazonas beneficia ao menos 17 municípios do interior do estado diretamente com royalties e a geração de empregos. Além disso, cerca de 50 indústrias somam consumo médio de gás natural superior a 95 mil metros cúbicos por dia.
“As recentes descobertas de potenciais de gás natural no Estado do Amazonas e instalações de empresas do setor geram expectativas de crescimento e um aumento de demanda por mão de obra cada vez mais especializada e profissões que até então não eram tão demandadas. Neste evento vamos abordar desafios e potencialidades como essas”, adiantou Polsin.
Programação
O evento será realizado das 8h às 15h30. Confira a programação:
- 8h – credenciamento
- 8h15 – abertura
- 8h30 – apresentação do “Projeto Amazônia 2040” e “Ações” e “Projetos em Curso”
- 8h45 – apresentações das instituições convidadas
- 10h45 – debate
- 11h30 – intervalo
- 13h – reinício das atividades
- 13h15 – apresentações das instituições convidadas
- 14h30 – debate
- 15h15 – encerramento
Instituições participantes
Segundo a Suframa, o fórum contará com as apresentações de representantes de empresas e instituições como a Petrobras; Universidade Estadual do Amazonas (UEA); Amazonas Energia; Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Eneva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam); Engie – Transportadora Gasoduto Coari/Manaus; e Cigás.
Na parte da tarde, as discussões prosseguem com as apresentações da Breitener; Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam).


