Portal Você Online

Presidente colombiano eleito fala em fim de ‘guerra às drogas’

Gustavo Petro toma posse como primeiro presidente de esquerda da Colômbia -  CartaCapital

O novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, propôs neste domingo (7), durante seu discurso de posse, “benefícios” penais aos grupos armados em troca da assinatura de um acordo de paz.

“Convocamos (…) a todos os armados a depor suas armas nas nebulosas do passado. A aceitar benefícios jurídicos em troca da paz, em troca da não repetição definitiva da violência”, disse o primeiro presidente de esquerda da Colômbia.

Petro também falou em acabar com a fracassada “guerra às drogas” e passar para uma “política de forte prevenção ao consumo” nos países desenvolvidos.

“É hora de uma nova convenção internacional que aceite que a guerra às drogas falhou”, declarou o líder esquerdista do país com a maior produção mundial de cocaína. Com longa trajetória política e um polêmico passado guerrilheiro, aos 62 anos, Petro toma posse em uma Colômbia esperançosa de um panorama favorável à população.

Após concorrer pela terceira vez ao cargo, o esquerdista foi eleito em junho passado com mais de 11 milhões de votos. Durante sua gestão, prevista até 2026, Petro deve implementar reformas estruturais e éticas, conforme prometeu durante a campanha presidencial.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *