Cada kit conta com 400 itens para garantir a gestão de segurança dos colaboradores.

As agremiações que participam do 24º Festival de Cirandas de Manacapuru, receberam nesta sexta-feira (13), os Equipamentos Proteção Individual (EPIs) que serão utilizados durante a festa, a ser realizada entre os dias 26 e 28 de agosto, na arena Parque do Ingá.
O festival é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Prefeitura do Município de Manacapuru (distante 93 quilômetros de Manaus).
Ao todo, 1.200 EPIs foram distribuídos entre os integrantes das cirandas participantes do festival: Guerreiros Mura, Flor Matizada e Tradicional.
A visita ao município se estendeu à arena Parque do Ingá, palco das apresentações das cirandas.
O complexo, atualmente, recebe obras de melhorias estruturais para receber um público esperado de 40 mil pessoas nos três dias de festa. Cada kit de EPI é composto por fardamentos personalizados, capacetes, protetores auriculares, luvas, aventais e botas, sendo 50 unidades de cada item.
O secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Cândido Jeremias, afirma que a ação atende uma demanda dos cirandeiros.
O secretário acrescenta que a iniciativa é inédita. “É uma atitude que nunca foi feita antes e isso é importante, até para geração de emprego e renda. São operários, figurinistas e toda a equipe que gera emprego através da realização do festival”, afirma.
Para o presidente da Guerreiros Mura, Renato Teles, a dificuldade maior estava na aquisição dos equipamentos, cuja ausência dos mesmos recai em punição à agremiação.
O presidente da Ciranda Tradicional, Magal Pinheiro, enaltece a iniciativa inédita. “Hoje estamos padronizados com os EPIs completos e isso é muito gratificante para Ciranda Tradicional”, comemora Magal.


