
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) lançou uma nova carteira de identidade militar com mecanismos capazes de ofertar maior segurança para a corporação.
Oitenta modelos do novo lote fabricado foram entregues para bombeiros militares, nesta quinta-feira (18). Segundo o comando, a mudança no documento alcançará todos os servidores.
A nova carteira de identidade militar em formato físico e digital atende o decreto n.º 45.563 de 12 de março de 2021, assinado pelo governador Wilson Lima.
Os documentos são produzidos pela Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) e incluirão, inicialmente, 216 carteiras de identidade para militares da ativa e 142 para a reserva.
As novas carteiras devem incluir, posteriormente, os servidores da Polícia Militar do Amazonas. O material para a confecção dos documentos está em processo de licitação.
O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, explicou que o novo documento é composto por diversos recursos de segurança que garantem o porte seguro pelo militar.
“É uma identidade inovadora que garante ao portador, ou seja, ao bombeiro militar, que ele porte um documento que tem todas as informações necessárias desde o nome do pai, mãe, tipo sanguíneo, a vida funcional, inclusive com datas de promoção através das informações que contém no QR code. É fácil de ser checada a data de emissão, uma série de informações que não seria possível comportar na identidade anterior”, pontuou Muniz.
A nova identidade militar do CBMAM carrega itens de segurança de última geração, como elementos reativos à luz ultravioleta, brasões em policromia, fundo geométrico, guilhoches com microtextos positivos e negativos e três códigos de seguridade de informações: QR Code, código de rastreio e código de unidade administrativa.
Ainda segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o novo modelo certifica os militares a utilizarem armamento.
Identidade funcional segura
A nova identidade militar do CBMAM é resultado de uma iniciativa chamada de “iD-AM” ou “identidade funcional segura”, desenvolvida pela Imprensa Oficial do Amazonas para substituir os atuais crachás dos servidores do Estado, alinhado ao plano de gestão do governador Wilson Lima para gerar economicidade através de soluções tecnológicas.


