Portal Você Online

Maus-tratos animais: triplica número de denúncias no Amazonas

Com o objetivo de reduzir o número de crimes de maus-tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, o Governo do Amazonas reforça o alerta sobre os canais de denúncia contra o crime no estado.

De janeiro até junho deste ano, 311 casos foram notificados à polícia, número três vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Os números são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e se referem aos registros de Boletim de Ocorrência nas delegacias de Polícia Civil.

No primeiro semestre deste ano, o volume de denúncias já superou o total notificado ao longo de todo o ano de 2021, quando tiveram 296 casos.

Além do abandono de animais, envenenamento e violência contra os bichos são problemas frequentes e, muitas vezes, resultado de conflitos de convivência com vizinhos.

Há casos em que o morador acaba causando danos ao animal de um vizinho, por desavenças pessoais.

Titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) de Manaus, a delegada Reika da Costa, assevera que autores desse tipo de crime podem pegar até cinco anos de reclusão e, caso sejam tutores do animal, perder a guarda.

Denúncia


Quem quiser reportar um caso suspeito a polícia pode fazer uma denúncia anônima ao telefone 181, da SSP-AM.

O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Em casos de socorro emergencial, a população pode ligar para o 190.

De acordo com a titular da Dema, é importante também que testemunhas desse tipo de crime possam registrar boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, se possível reunindo alguns elementos que comprovem o crime.

A Dema fica na rua Paul Adam, conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

O telefone da unidade policial é o (92) 3239-3870/ 9962-2340.

Também é possível denunciar e registrar ocorrência pela internet, no site da Delegacia Virtual, no https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *