
Médicos, estudantes de medicina e profissionais de Saúde do Amazonas têm encontro marcado nos dias 16 e 17 de setembro, em Manaus. Nos dois dias, serão realizadas a 3ª Jornada Amazonense de Ultrassonografia e Medicina Fetal e o 2º Workshop Amazonense de Ultrassonografia, com a participação de alguns dos mais importantes nomes da medicina brasileira nos campos ligados à ultrassonografia.
A abertura dos eventos organizados pela Associação Amazonense de Ultrassonografia (Amazus) acontece na sexta-feira (16), às 8h, no auditório Rio Amazonas do Centro Cultural Povos da Amazônia, localizado na Bola da Suframa, zona Sul de Manaus.
O vice-presidente da Amazus, médico Sidney Albuquerque, explica que a jornada é focada em ultrassonografia e medicina fetal, esta segunda a área que aborda os procedimentos fetais e que são executados na parte de obstetrícia.
Sobre o cronograma que vai ser abordado nas palestras, ele diz que todos têm muito destaque. “Mas uma área que tá tendo muita destaque hoje no Brasil como pioneiro é a cirurgia de mielomeningocele intra-útero, aqueles defeitos de coluna que o bebê tem, que fica aberto e fazem a cirurgia intra-uterina”, diz Sidney Albuquerque.

Para as palestras foram reunidos médicos do Amazonas e de outros Estados. De São Paulo, virão os médicos Ayrton Pastore e Gregório Lorenzo, assim como a médica Lílian Lopes, esta última considerada uma autoridade internacional sobre cardiologia fetal.
Do Rio de Janeiro, estará presente o médico Renato Sá. De Mina Gerais, o médico Carlos Stéfano. E do Amazonas, a médica Mariana Brock e seus colegas, também médicos, Nélio Santos e Jorge Leão, os três palestrantes nacionais.
Para a realização dos eventos, a organização está recebendo o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A abertura acontece na sexta-feira, dia 16, às 8h.