
A juíza do Tribunal de Justiça do Amazonas, Careen Fernandes, da Comarca de Manaus, decretou, na noite de ontem (20), a prisão preventiva de Elias Eduardo Antunes, de 23 anos, que esfaqueou a colega de trabalho, a assistente de biblioteca Erika Freire, de 39 anos, no Centro Universitário Fametro, em Manaus, no último sábado (17). A decisão foi após audiência de custódia no Fórum da capital amazonense.
Ele ficará no hospital psiquiátrico de custódia do estado, para que seja apurado o estado de saúde mental, que segundo a polícia, teve um surto psicótico motivado por ciúmes contra a colega de trabalho, com quem mantinha um relacionamento.
Ao analisar o caso, a magistrada concluiu pela legalidade do procedimento policial e homologou o auto de prisão em flagrante delito. Em seguida, decidiu pela conversão da custódia administrativa de Elias em prisão preventiva.
No dia do ataque, Elias foi levado para o Centro de Saúde Mental do Amazonas, na Zona Oeste de Manaus, porque, segundo a polícia, ele apresentava “sinais de estar com algum surto”, pois falava que “estava vendo pessoas dentro da sala que não existiam”. Conforme os PMs que atenderam a ocorrência, a todo momento ele falava “palavras desconexas”.
O médico que atendeu Elias disse que ele chegou ao local com “comportamento suicida” e “heteroagressividade”, que são comportamentos agressivos dirigidos a outras pessoas.
Ontem, quando foi prestar depoimento na delegacia, o quadro dele era “estável”, sem sinais de agressividade ou pensamento suicida, nem de psicose.
No depoimento à polícia, Elias preferiu ficar calado. Ele disse que se reservava no “direito constitucional de permanecer em silêncio, conforme orientação recebida de sua advogada, enquanto ainda estava hospitalizado”.
A assistente de biblioteca Erika Freire, disse à polícia que estava conversando normalmente com Elias quando ele chegou por trás, colocou a faca em seu pescoço e disse: “tenho uma surpresa pra ti”. Ela se defendeu, mas foi atingida com um corte no pescoço e nas mãos.
Erika foi atendida pelo Samu e em seguida levada para o Pronto-Socorro 28 de Agosto e Elias para o hospital psiquiátrico.