Presidente participa de seminário sobre tecnologia 5G e lotou um espaço para 30 mil pessoas acompanhado do governador do Amazonas, no final da tarde na capital amazonense

O presidente Jair Bolsonaro esteve em Manaus, nesta quinta-feira (22), onde participou do encerramento de um seminário sobre tecnologia 5G e realizou um grande comício no final do dia em um espaço ar livre com capacidade para 30 pessoas, na Zona Norte da cidade.
Ao lado do governador do Amazonas,ele declarou apoio à reeleição de Wilson Lima pelo União Brasil e também a candidatura ao Senado do ex-superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, o ‘Coronel Menezes’, que faz parte da coligação ‘Aqui é Trabalho’.
“É muito importante essas escolhas. No dia 2 de outubro nós temos que decidir. E a decisão tem que ser a melhor possível. Aqui no estado do Amazonas eu fico com o Wilson Lima pela reeleição. E fico também com o coronel Menezes para o Senado”, disse Bolsonaro no comício, que reuniu cerca de 30 mil apoiadores.
Bolsonaro repetiu a tática do petista Luiz Inácio Lula da Silva, que busca converter sua campanha na defesa do voto útil, quando eleitor abre mão de preferência e vota em candidato com mais chances de ser eleito.
“Aqui em Manaus sei que é comum se encontrar com venezuelanos, sei que vocês conversam com eles. Lá atrás, aquele bandido de nove dedos fez campanha para Chávez na Venezuela e depois para Maduro”, disse Bolsonaro.
“Peço a vocês, mais do que votar, conversem com aqueles que pensam diferente para mudar o seu posicionamento para o lado correto. Não queremos que amanhã aconteça com o Brasil o que atualmente acontece com a Venezuela”, disse
Ele voltou a repetir o que tem feito nos seus comícios pelo país citando a ficha criminal do seu adversário, que chamou de “bandido de nove dedos”.
O Coronel Menezes agradeceu o presidente, publicamente pelo apoio ao governador e lembrou que Wilson Lima já declarou seu voto em Bolsonaro. “Quero destacar que nós temos recebido do governador Wilson Lima. O governador tem nos apoiado, tem caminhado conosco”, disse.
O presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), Jonathas Câmara, que também já havia declarado apoio ao governador, também reafirmou apoio a Wilson Lima e disse que o trabalho deve continuar.
“Deus te abençoe, governador. O nosso presidente tem dado indicações e nós confiamos nele. E se confiamos nele, nós devemos seguir as suas indicações”, disse.
No palanque, o deputado federal Alberto Neto, candidato à reeleição, também pediu voto para Wilson Lima. “Nós temos aqui o nosso governador, governador que é apoiado pelo presidente e eu peço apoio ao nosso governador. É 44, é Wilson Lima”, disse o deputado.
Seminário 5G.BR – Manaus

O governador Wilson Lima e Bolsonaro também estiveram juntos no Seminário 5G.BR Manaus, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, sobre a instalação da tecnologia 5G na capital do estado, que deve chegar em outubro na cidade.
Manaus é a terceira capital a receber o seminário promovido pelo Ministério das Comunicações (MCom). Durante o evento, autoridades apresentaram a perspectiva da evolução tecnológica na região amazônica, bem como o desafio de conectar localidades remotas.
Na oportunidade, Wilson Lima destacou o uso da tecnologia para o avanço de programas estaduais como o “Telemedicina”.
Ele ressaltou, ainda, que a nova conectividade permitirá a ampliação de iniciativas como o “Aula em Casa”, modelo de ensino estadual que foi referência no Brasil durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19.
“Nós temos um projeto muito interessante que é nosso “Ensino Mediado Tecnológico”. Foi através dele que nós implantamos, durante a pandemia, o “Aula em Casa”. O Resultado disso é que o Amazonas conseguiu, mesmo com pandemia, enchente e todas as dificuldades, conquistar bons números no IDEB, nós subimos quatro posições no IDEB, saímos de 12º para o 8º lugar”, completou.
Durante o evento, Bolsonaro falou sobre o sentimento de retornar a Manaus e, dessa vez, trazendo modernidade tecnológica para todo o Brasil, em especial a região Norte.
“Hoje nós somos o primeiro país da América Latina com 5G, isso é uma coisa fantástica, a produtividade aumenta em quase 20% com essa tecnologia”, frisou.
Amazônia Conectada
O Amazonas também possui o projeto “Amazônia Conectada”, resultado de um convênio assinado em julho de 2021 com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro.
O programa consiste na implantação de fibra óptica nos leitos dos rios amazônicos, interligando cidades e comunidades com uma transmissão de dados de alta velocidade e segura.
Através da iniciativa, o 5G chegará nos municípios mais distantes, impactando diretamente os setores ambiental, de indústria, educação, saúde e segurança, ampliando a implementação de políticas públicas em todo o estado.
“Nós estamos chegando com fibra óptica em São Gabriel da Cachoeira, em Tefé, uma verdadeira expansão para o interior. Esse sinal, conjugado à Telebrás, via satélite, vai fazer com que o sinal 5G chegue nesses cidadãos, melhorando as atividades públicas e privadas”, explicou o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes.
Na esfera ambiental, o 5G permitirá um maior monitoramento e desenvolvimento de ações em prol da preservação da floresta. Já em segurança, a tecnologia fortalecerá as atividades executas pelas forças policiais nas regiões de fronteira.
Com apoio da empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), a “Amazônia Conectada” já alcançou escolas, hospitais e delegacias de 11 municípios do interior do estado por meio dos mais de 1,9 mil quilômetros do material instalado.
Segundo o Ministério das Comunicações (Mcom), a tecnológica 5G já alcança 22 cidades brasileiras e deve chegar em Manaus até o fim do mês de outubro, juntamente nas capitais de Porto Velho, Rio Branco, Macapá e Belém.