A contagem dos votos em uma seção eleitoral da zona rural de Coari atrasou o fechamento da apuração no País.

A apuração dos votos do primeiro turno nas eleições 2022, terminou na manhã desta terça-feira (4), com 100 % das urnas totalizadas.
A contagem dos votos em uma seção eleitoral da zona rural de Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus), atrasou o fechamento da apuração no País.
Em algumas seções de todo Brasil, eleitores seguiram na fila para votar até a noite de domingo (3), mas o Amazonas, foi o último Estado a concluir a contagem dos votos.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), o atraso no fechamento da apuração se deu em decorrência da necessidade da substituição de uma das urnas eletrônicas por voto de papel, nesta zona rural, e em virtude da distância a finalização da contagem dos votos atrasou.
O resultado da disputa presidencial foi divulgado no domingo (2), quando 96,93% das urnas já tinham sido apuradas.
O ex-presidente Lula havia alcançado 47,85% dos votos válidos, e o atual presidente da República, candidato à reeleição, Bolsonaro, 43,7% .
Nesta manhã, Lula fechou com 48,43% e Bolsonaro 43,20% dos votos válidos. Os dois irão disputar o segundo turno no próximo dia 30.
Quatorze Estados do País já haviam concluido a eleição para governador já no domingo. Outros doze Estados irão para o segundo turno.


