Portal Você Online

Bolsonaro diz para David Almeida que Zona Franca de Manaus será ‘preservada’

Um fator essencial para o apoio do prefeito de Manaus, David Almeida, à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi revelado após o encontro dos dois ontem (10) no Palácio do Alvorada: a preservação da Zona Franca de Manaus.

Ela será “preservada”, assegurou Bolsonaro. “Tudo resolvido”, garantiu o prefeito da capital amazonense, onde funciona o parque industrial da ZFM com mais de 600 empresas e emprega mais de 100 mil trabalhadores.

“Temos uma coisa que nos une e muito, a Zona Franca de Manaus, criada em 67, que serviu para integrar a região com o resto do nosso Brasil. A Zona Franca será preservada, como sempre foi pelo nosso governo”, disse Bolsonaro, em entrevista a jornalistas.

A questão da Zona Franca era um ponto de divergência entre o presidente e o prefeito de Manaus. Depois da suspensão determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o governo precisou reeditar, mais de uma vez, o decreto sobre a redução do IPI de uma série de produtos no país. Os itens produzidos na Zona Franca são isentos do IPI.

As empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus têm incentivos fiscais e com a redução da carga tributária no país todo, a região fica menos atrativa e perde competitividade.

“O que eu estava divergindo [do presidente] era em questão da Zona Franca e obtive todas as repostas necessárias. Estou com ele desde 2015. O Avante caminha de um lado diferente, mas eu tenho minha autonomia dentro do partido para poder escolher aquele que vai governar o país pelos próximos 4 anos”, disse o prefeito de Manaus sobre o compromisso de Bolsonaro não alterar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de itens que também são produzidos na ZFM.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *