
Pessoas a partir de 18 anos com alto grau de imunossupressão podem receber a 5ª dose da vacina contra a Covid-19. A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, explica que deve ser respeitado um intervalo de pelo menos quatro meses desde o recebimento da 4ª dose, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
“A 5ª dose está sendo ofertada normalmente dentro da campanha, nos mais de 80 pontos de vacinação contra a Covid administrados pela secretaria. É importante que os usuários apresentem um laudo que comprove sua condição de imunossupressão, junto do documento de identificação com foto e o cartão de vacina, que conste as doses recebidas anteriormente”, orienta Shádia.
A lista de endereços dos pontos de vacinação podem ser conferidos aqui: bit.ly/localvacinacovid19.
Grávidas e adolescentes
O intervalo de quatro meses para a 5ª dose também é válido para gestantes e puérperas com imunossupressão, a partir de 18 anos de idade. Já os adolescentes imunossuprimidos, de 12 a 17 anos, podem tomar até a 4ª dose, quatro meses após a aplicação da 3ª.
A medida beneficia pessoas com as seguintes condições:
- imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer;
- transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH);
- uso de drogas imunossupressoras;
- pessoas vivendo com HIV/Aids;
- uso de corticóides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias;
- uso de drogas modificadoras da resposta imune;
- auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.