O estado vive uma alta de casos de síndrome respiratórias, doença da urina preta, varíola dos macacos e retornou para a fase amarela da pandemia da Covid-19.
Cerca de 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus oferecem testes rápidos de covid-19 para diagnóstico da doença na área urbana e em mais nove unidades na Zona Rural de Manaus. Confira os locais abaixo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a testagem rápida é uma importante estratégia que permite a contenção da doença, uma vez que ao ser diagnosticado, o usuário inicia o tratamento, que dificulta a evolução da doença para as formas mais graves, e é orientado a ficar em casa em repouso, medida que reduz a circulação do vírus.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, explicou que o serviço deve ser solicitado quando a pessoa estiver com os sintomas iniciais da doença (febre alta, dor de cabeça, tosse, dor na garganta e indisposição), por sete dias, no máximo.
“Após esse período, o teste não tem mais capacidade de identificar a doença, por isso nossa orientação é que após os sete dias, quem estiver com os sintomas, deve ir a uma UBS para receber atendimento médico que compreende as orientações sobre os medicamentos e os cuidados necessários para evitar a disseminação da doença”, disse Shádia.
Para receber o atendimento os usuários devem apresentar documento de identificação original com foto e Cartão Nacional de Saúde (SUS).
Os endereços e horários de atendimento das unidades de saúde que ofertam os testes rápidos podem ser conferidos pelo link: bit.ly/ubscovidmanaus.