
Após o jantar de Luís Roberto Barroso na ilha de Manhattan, em Nova York, com o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, agora foi a vez de outro integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, protagonizar cena gastronômica internacional e dividir a mesa num almoço, nesta sexta-feira (18), com o presidente recém eleito, no restaurante Cícero Bistrô, em um tradicional bairro do Campo de Ourique, em Lisboa.
No cardápio, camarão vermelho carabineiro com robalo do mar pescado com anzol, com molho de dendê e leite de coco. No acompanhamento, arroz com salsa e para harmonizar, espumante. O restaurante na capital portuguesa pertence ao ex-banqueiro Paulo Della Mora.
Além de parte da comitiva, o petista teve à mesa o economista José Roberto Afonso, especialista em contas públicas, um dos pais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Desde a chegada de Lula ao restaurante, houve aglomeração na porta com lulopetistas portando bandeiras do PT e cantando músicas da campanha. O candidato derrotado ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, também participou do almoço, assim como a mulher de Lula, Janja.
Saiba mais
Gilmar Mendes já classificou a atuação do advogado Zanin como “brilhante” na defesa de Lula no plenário do STF. Ele também afirmou recentemente que não sabia dizer se o crime compensa no Brasil. Ao ser perguntado por uma hospede do hotel onde estava nos EUA, respondeu: “Não sei responder”, disse sem graça.


