
Com um Maracanã lotado o Brasil fez o dever de casa, venceu o Peru por 3 a 1 e sagrou-se campeão da Copa América de 2019, neste domingo à noite no Maracanã. O público de 58 mil pessoas proporcionou uma renda de R$ 38,8 milhões, um recorde no Brasil.
A seleção verde amarela não sentiu a falta de Neymar em nenhum momento e teve em Everton Cebolinha e Fhilippe Coutinho os melhores jogadores em campo com jogadas individuais para superar a defesa peruana. E foi assim que Cebolinha abriu o marcador aos 15 minutos do primeiro tempo.
Aos 42 minutos Thiago Silva colocou a mão na bola. O Juiz marcou pênalti, consultou o VAR e confirmou a marcação. Paolo Guerrero colocou na cal e fez o seu terceiro gol, saindo como artilheiro da competição junto com Cebolinha.
O segundo foi feito por Gabriel Jesus, aos 47 minutos, nos acréscimos da partida e Richarlison “fechou o caixão” peruano aos 44 minutos do segundo tempo.
Mesmo com atuações criticadas na primeira fase da Copa América por não vencer a Venezuela e, nas quartas, por sofrer contra o Paraguai, o Brasil chega à decisão com números expressivos. São 13 gols marcados, e apenas um gol sofrido e nenhuma derrota.
Além disso, de acordo com o site WhoScored?, que analisa as estatísticas das equipes, a seleção brasileira lidera em todos os principais quesitos: melhor ataque, defesa, finalizações, posse de bola, passes e dribles.
BRASIL 3 X 1 PERU
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia/Hora: Domingo (7), às 17h
Árbitro: Roberto Tobar (Chile) Assistentes: Christian Schiemann e Claudio Rios (ambos do Chile) VAR: Julio Bascuñan (Chile)
BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Everton e Roberto Firmino. Técnico: Tite.
PERU: Pedro Gallese, Luis Advíncula, Carlos Zambrano, Luis Abram e Miguel Trauco; Renato Tapia e Yoshimar Yotún; André Carrillo, Christian Cueva e Edison Flores; Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.