
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas começou ontem, nesta sexta-feira (2), implantação de 1,5 mil pontos de luminárias de LED no município de Codajás (240 km de Manaus).
O sistema chega a 19 bairros por meio do programa Ilumina+ Amazonas. Atualmente a cidade utiliza lâmpadas de vapor metálico e de sódio ou não contam com qualquer tipo de iluminação nas vias.
Codajás será a 26ª cidade a ter iluminação 100% com a tecnologia. Até o final de dezembro, o estado terá 28 municípios com LED, considerada alternativa mais sustentável para iluminação pública com maior eficiência energética e redução no consumo de energia, que pode chegar a 60%.
Segundo o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, o programa de modernização da iluminação pública no interior é um investimento importante feito pelo Governo do Estado, que já alcançou municípios em todas as calhas, nesta primeira fase.
“Implantamos LED desde a região metropolitana de Manaus até o Alto Solimões, na fronteira. É um grande trabalho, com resultados de proporções ainda maiores, pois significa integração entre os moradores, mais qualidade de vida, segurança e bem-estar”, enfatizou.
A Avanço Construções, empresa que realiza os serviços, informou que serão atendidos 19 bairros em Codajás (Avenida Badajós, Bela Vista, Colônia, Laguinho, Eduardo Ribeiro, Grande Vitória, Minha Casa Minha Vida, Nova Conquista, Nova Esperança, PET, Santa Luzia, São Francisco, Centro, Comunidade Flores Bela, estrada Ozias Monteiro, Hospital, Nova Esperança e proximidades da ponte), dos quais 12 localidades receberão iluminação pública pela primeira vez, representando 20% do total de pontos instalados na cidade. Nas demais regiões serão substituídas as lâmpadas convencionais para que toda a área urbana esteja contemplada.
Segundo o secretário de municipal de Infraestrutura, Sergilb Carvalho, a nova iluminação vai trazer muitos benefícios para o município, entre os quais bem-estar para a população, embelezamento da cidade e economia, pois a Prefeitura poderá solicitar o abatimento dos valores pagos à concessionária de energia, por meio da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública).
“Vai ser um ganho muito grande, vamos pegar parte desses valores e investir em outras áreas. É um grande avanço, especialmente para o bairro Nova Conquista, que não tem nenhum ponto de iluminação e, dentro desse projeto, está inserido o bairro com 100% de LED. Isso vai elevar a autoestima de quem mora naquele bairro, principalmente à noite”, disse o secretário.
Sustentabilidade
A durabilidade das novas luminárias é 10 vezes maior em relação às lâmpadas convencionais e, como consome menos energia, o LED tem contribuição significativa para o meio ambiente. Menos consumo pode ser traduzido na redução das emissões de gás carbônico e demais gases de efeito estufa na atmosfera. No interior do Amazonas, 98% da matriz energética é baseada em combustíveis fósseis que liberam gases na queima. Além disso, os novos equipamentos não possuem mercúrio em sua composição, metal altamente tóxico e prejudicial à saúde.


