Portal Você Online

MORRE PELÉ, O REI DO FUTEBOL

Maior jogador de todos os tempos, ele foi um embaixador do Brasil levando o país a ser reconhecido no resto do mundo nos anos 50

Uma notícia que ninguém queria publicar e que representa um dos dias mais tristes da história do futebol mundial. Morreu na tarde desta quinta-feira (29), Pelé, o Rei do Futebol, nascido Edson Arantes do Nascimento, de 82 anos, mas que levou o nome do Brasil aos mais longínquos lugares do mundo simplesmente como PELÉ.

O Rei estava internado desde o dia 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após apresentar um quadro de anasarca (inchaço generalizado) e insuficiência cardíaca descompensada decorrente de um câncer no cólon.

Segundo boletim da equipe médica que vinha acompanhando o Rei, ele teve falência múltipla de todos os órgãos.

Ele deixa um rico legado para os amantes do futebol e imortalizou a mítica camisa 10, com uma carreira com mais de mil gols marcados e fatos marcantes. como estrear numa Copa do Mundo com 17 anos e fazer um gol.

O Rei defendeu apenas dois clubes em toda a sua carreira no futebol: Santos e Cosmos FC. Mas o maior jogador de futebol de todos os tempos vestiu a camisa do time paulista em grande parte de sua história. Além, é claro, da Seleção Brasileira.

Com o Santos, o Rei conquistou inúmeros títulos, como o bi da Libertadores da América, Campeonato Paulista e Mundial Interclubes em duas oportunidades. Com a Seleção, Pelé foi tricampeão mundial (1958, 1962 e 1970).

Ao todo, o Rei marcou 1.283 gols em sua carreira e é o maior artilheiro da história do futebol mundial.

 (Alessandro Sabattini/Getty Images)

Repercussão pelo mundo

O treinador português José Mourinho reagiu à morte de Pelé, aos 82 anos. O técnico da AS Roma recordou a sua infância, na qual viu o ‘Rei’ jogar futebol, falou sobre as vezes que encontrou o antigo jogador e recordou-o com nostalgia.

“O Mundial de 1970 foi o meu primeiro, o segundo título do ‘rei’. Imagine-se o que significa para a minha geração. Não gosto de comprara jogadores de diferentes gerações, é desrespeitoso, mas é considerado como um daqueles que fez o futebol aquilo que é hoje. Tive a honra de poder estar com ele em três momentos diferentes e cada segundo guardo-o com grande carinho”.

O craque Neymar postou no Instagram que antes de Pelé, 10 era apenas um número. “Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: Deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é ETERNO!!”, escreveu o jogador, que já vestiu a lendária camisa 10 do Santos.

Nota do governo

O governo brasileiro publicou nota oficial sobre a morte do Rei Pelé num perfil internacional nas redes sociais que posta em inglês e é voltado ao público externo.

A conta Government of Brazil valoriza as conquistas de Pelé em um texto que o classifica como “o maior de todos os tempos”. Leia na íntegra:

Pelé. Campeão dos campeões, lenda viva de nosso tempo. Perfeição futebolística; o Rei era quase sinônimo de sua pátria. As gerações vindouras se lembrarão dele como um cavalheiro fora do campo e um mágico nele; a épica camisa 10, imortalizada por sua genialidade”.

“Pelé foi chamado para o time do bom Deus para jogar nos campos verdes do céu. Descanse em paz, nosso poderoso herói brasileiro. Deus abençoe sua família e amigos próximos em sua dor enquanto o mundo chora com eles. As lendas vivem para sempre. Viva Pelé, o maior de todos os tempos”.

Logo depois, a Em seu site oficial, a Secretaria de Comunicação postou um texto com mensagem do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“O Governo Federal, por meio da Presidência da República, presta suas condolências aos familiares e amigos de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, em razão de seu falecimento na cidade de São Paulo”, diz o texto.

“Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos. O único tricampeão mundial demonstrou por suas ações, que, além de grande atleta, foi um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou. O presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento”, conclui o texto da Secom.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *