
Katia Schweickardt, antiga secretária de Educação de Manaus, foi nomeada para assumir a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta sexta-feira (6), junto com os demais novos membros do segundo escalão do ministério.
Ela irá atuar na formulação de políticas para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Segundo Camilo, o foco é “fortalecer a educação básica no Brasil”.
Schweickardt é doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e graduada em Economia pela UFRJ e em Ciências Sociais pela UFAM.
Em sua carreira profissional, Schweickardt foi servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), já atuou como coordenadora-geral do Centro Estadual de Unidade de Conservação do estado do Amazonas.
Ela também foi secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus e secretária municipal de Educação de Manaus, além de professora do Departamento de Ciências Sociais da UFAM.
Em 2020, ela foi agraciada com o prêmio ‘Espírito Público’, destaque na categoria educação, pela sua trajetória na área de educação de Manaus.
Confira os nomes confirmados pelo ministro:
- Izolda Cela – Secretária-executiva
- Fernanda Pacobahyba – Presidente do FNDE
- Katia Schweickardt – Secretária da Educação Básica
- Denise Carvalho – Secretária da Educação Superior
- Helena Sampaio – Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior
- Getúlio Marques – Secretário de Educação Profissional e Tecnológica
- Zara Figueiredo – Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão
- Maurício Holanda – Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino
- Mercedes Bustamante – Presidente da Capes
- Márcia Ângela – Presidente da Fundação Nabuco
- Manuel Palácios – Presidente do Inep