O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou nesta segunda-feira (16) 68 carros e motocicletas, além de quatro mil equipamentos para reforçar as forças de segurança no combate a criminalidade e salvamento no estado. A cerimônia aconteceu na Arena da Amazônia, em Manaus.
“Na prática isso significa uma maior tranquilidade para nossa população, porque o policial vai ter condições de se deslocar, vai ter um armamento de melhor qualidade. Estamos entregando hoje, por exemplo, o cinto que carrega a pistola Beretta nove milímetros. Agora as polícias têm cem por cento do seu armamento trocado”, destacou o governador.
O governador também anunciou outras melhorias para a área da segurança, como a chegada de duas lanchas blindadas, ainda nos primeiros meses do ano, para reforçar o patrulhamento nos rios da região.
Estiveram presentes na solenidade de entrega vereadores, como capitão Carpê; deputados estaduais, como o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade e Cabo Maciel; além de secretários, como o de Segurança Pública, Carlos Alberto Mansur; e outros gestores de órgãos estaduais.
Equipamentos
As entregas são destinadas para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e fazem parte dos investimentos do programa ‘Amazonas Mais Seguro’, coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM).
Das viaturas a serem entregues, 17 foram adquiridas por meio de uma parceria entre a SSP-AM e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Governo Federal. As demais foram por meio de recursos do Governo do Amazonas.
Das viaturas quatro rodas, 41 serão destinadas para a Polícia Civil. As 17 viaturas do Ministério da Justiça serão distribuídas entre a SSP-AM, unidades especializadas da PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Dez motocicletas reforçarão o patrulhamento ostensivo sobre duas rodas, realizados pelos policiais da 2ª Companhia de Motocicletas Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam Motos).
“Essas novas motos com altas cilindradas facilitam muito. Com certeza chegaremos mais rápido nos locais de ocorrência. A transposição de obstáculos também, por serem mais altas, com certeza são motos muito melhores para o serviço de policiamento especializado como é o da Rocam”, afirmou o Sargento da Rocam, Joseney Neves.
Além das viaturas de quatro e duas rodas, também foram entregues 20 aparelhos GPS, para auxiliar os agentes que atuam na operação Tamoiotatá, cerca de três mil cintos de guarnição para a PM, além de quase mil lanternas, redes e mochilas para a PM, PC e Bombeiros, que também recebeu motosserras, telas de proteção e botes.