Portal Você Online

Luisa Stefani e Rafa Matos são campeões do Australian Open

Luisa Stefani e Rafa Matos na final do Australian Open — Foto: Getty Images

Luisa Stefani e Rafa Matos abriram o caminho para que o clichê fosse subvertido. Na noite desta quinta-feira (26), os dois tenistas fizeram história no Australian Open e conquistaram o primeiro título de uma dupla totalmente brasileira em um Grand Slam. Em um duelo de gerações, conseguiram se impor diante dos experientes Sania Mirza e Rohan Bopanna e venceram a final de duplas mistas em 2 sets a 0, parciais 7/6 (2) e 6/2.

É o sexto título do Brasil em duplas mistas em Grand Slams. Bruno Soares (Australian Open 2016 e US Open 2012 e 2014), Maria Esther Bueno (Roland Garros 1960) e Thomaz Koch (Roland Garros 1975) também alcançaram o feito. Ao somar todas as conquistas em duplas (mistas, masculinas e femininas), o Brasil, agora, tem 22 títulos de Grand Slams. Antes, porém, sempre numa parceria de brasileiro com tenista de outro país.

Não foi um duelo fácil. Do outro lado, uma dupla experiente, com um currículo recheado de títulos. Stefani e Matos, porém, dividiram momentos de protagonismo e abriram o caminho para o título em Melbourne.

– Luisa, obrigado por essa. É muito especial jogar e vencer com você. Nós trabalhamos muito bem nessas duas últimas semanas. Estávamos muito focadnos no que queríamos. Estou muito, muito feliz com esse momento. É um sonho que se realiza. Não tenho palavras para descrever. Muito feliz com isso – disse Rafa.

– Quando ele me chamou para jogar as duplas mistas, foi uma grande motivação para continuar me esforçando para voltar. E hoje estamos aqui. É um sonho se realizando – disse Luisa, que sofreu uma séria lesão no ligamento do joelho direito.

Nas duplas mistas, não há pontuação para o ranking em jogo. No entanto, vale (muito) dinheiro. A premiação deve ser dividida entre os dois atletas. Enquanto nas disputas masculinas e femininas a premiação varia entre 21 mil dólares até 479 mil para os campeões, nas duplas mistas é um pouco mais baixo. Mesmo assim, a vitória de Luisa Stefani e Rafael Matos rende aos dois uma premiação 157 mil dólares (cerca de R$ 797 mil).

O Brasil ainda tem a chance de conquistar mais dois títulos em Melbourne. João Fonseca, ao lado do belga Alexander Blockx, disputa, na madrugada desta quinta para sexta, a final juvenil de duplas masculinas. Eles são os cabeças de chave 1 do torneio. Além dele, Ymanitu Silva faz a final da categoria quad de cadeira de rodas. É uma categoria para atletas que também têm deficiência nos membros superiores.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *