
O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta terça-feira (7) a nomeação de Maria Marighella, que é atriz, produtora e neta do guerrilheiro Carlos Marighella, para comandar a Fundação Nacional de Artes (Funarte). O documento foi assinado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Maria Marighella nasceu em Salvador no dia 16 de janeiro de 1976. Ela é atriz graduada pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Após filiar-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), em 2020, ganhou as eleições daquele ano e foi eleita vereadora da capital baiana, com 4.837 votos.
Ela já foi coordenadora do Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Além disso, passou pela Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Ao todo, ela possui mais de dez anos de experiência na gestão de políticas culturais.
Maria Marighella é ativista feminista e antirracista. Durante o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador, defendeu pautas de cultura em um projeto que visava o desenvolvimento da capital baiana baseado na justiça social e o bem–estar de todas as pessoas na cidade.