Portal Você Online

Alimentos que seriam descartados são reaproveitados por cozinhas em Manaus

Programa de Combate ao Desperdício e Perda de Alimentos viram alimento na mesa de milhares de amazonenses

O Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (PCODEPA) do Governo do Amazonas executado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, ontem (8), cerca de 250 kg de alimentos entre verduras, frutas e legumes, às Cozinhas Comunitárias, administradas pela Prefeitura de Manaus.

Os produtos são arrecadados diariamente em dois supermercados de Manaus, que não foram comercializados e seriam descartados, mas que ainda mantêm todos os seus valores nutricionais.

Do início de janeiro deste ano, até a primeira semana de fevereiro, foram recolhidas mais de 46 toneladas de alimentos.

O coordenador do PCODEPA, Carlos Henrique, ressaltou a importância do programa para a população.

“O principal objetivo do programa é o combate à fome e a redução dos desperdícios de alimentos, que perderam seu valor comercial, mas que ainda possuem todos os seus valores nutricionais, com isso mantemos a segurança alimentar da população”, destacou.

Após a coleta, os alimentos são repassados às cozinhas comunitárias da prefeitura de Manaus cadastradas no programa, onde ocorrem a triagem, o processamento e a preparação dos pratos, de modo para complementar seus cardápios e alimentar o público atendido no local que alimenta mais de 1,2 mil pessoas diariamente.

A chefe da Divisão da Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Juliana Diz, destacou o impacto das ações do programa para as pessoas em situação de vulnerabilidade que foram beneficiadas.

“Essa parceria com o governo do Estado, beneficia as pessoas em situação de vulnerabilidade. E hoje nós contamos com seis cozinhas comunitárias que servem cerca de duzentas refeições por dia, de segunda a sexta-feira e distribuem em bairros que apresentam grande vulnerabilidade social”, finalizou Juliana.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *