
A escassez de alimentos está a levar vários supermercados no Reino Unido a limitar as compras, em particular de frutas e vegetais. De acordo com a CNN, o mau tempo, que reduziu a produção em Espanha e no norte de África, é o principal motivo desta escassez.
O grupo de supermercados Tesco confirmou à CNN, na quarta-feira, que limitou temporariamente o número de embalagens de tomates e pepinos, por exemplo, a três por cliente.
Já a Asda, uma outra rede de supermercados, adiantou que, atualmente, há produtos cuja venda está limitada a três unidades por cliente. Além dos tomates e pepinos, inclui-se também a alface.
Também grupos como o Morrisons ou o Aldi estão a limitar as compras deste tipo de produtos.
Mesmo com este ‘travão’, há vários supermercados que continuam com estes bens alimentares em falta nas suas prateleiras.
O limite às compras é mais um obstáculo para os compradores britânicos, que já enfrentam aumentos recordes nos preços dos alimentos. Nas quatro semanas até 22 de janeiro, a inflação dos preços dos alimentos atingiu 16,7%, segundo dados da Kantar, citados pela CNN.