De fato, o 2023 da F1 começa como terminou 2022. Max Verstappen venceu neste domingo (5) o GP do Bahrein de ponta a ponta, e iniciou a nova temporada como líder do campeonato, rumo ao tri. O holandês foi acompanhado no pódio pelo colega Sergio Pérez e um dos protagonistas do dia, Fernando Alonso, terceiro colocado após largar da quinta colocação – justo no fim de semana em que completou 20 anos de sua estreia na categoria, com 41 de idade.
O primeiro pódio do bicampeão com a Aston Martin (que não terminava uma corrida entre os três primeiros desde Sebastian Vettel no GP do Azerbaijão de 2021), e o seu primeiro desde 2021, foi viabilizado pela quebra do motor de Charles Leclerc. A equipe britânica também pôs Lance Stroll em sexto, à frente de George Russell. Lewis Hamilton acabou superado por Alonso, e foi quinto.
Max precisou de dez voltas para já abrir 5s de vantagem sobre Leclerc, diferença que sustentou mesmo após as trocas de pneus e ampliou progressivamente. As Mercedes protagonizaram grandes disputas com a Aston Martin, mas não conseguiram conter a estratégia da rival e especialmente a concorrência de Alonso, que chegou a perder duas posições na largada; no entanto, se recuperou.
Verstappen, que conquistou neste último sábado (4) sua 21ª pole position da carreira, agora tem 36 vitórias na F1. O holandês está a cinco triunfos de igualar Ayrton Senna (41) e tornar-se o quinto maior vencedor de todos os tempos. Lewis Hamilton lidera o ranking, com 103.
A F1 retorna com a 2ª etapa do campeonato daqui a duas semanas, em 19 de março, com o GP da Arábia Saudita.


