Portal Você Online

Deslizamento de terra deixa oito mortos em Manaus; quatro são crianças

Capital amazonense registrou mais de 100 milímetros de chuva no domingo provocando alagações, quedas de árvores, muros, destelhamento de casas e transbordamentos de rios e igarapés na cidade

Oito pessoas morrem após soterramento em Manaus

Um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas que assolaram Manaus neste fim de semana deixou oito mortos, entre elas quatro crianças, no bairro do Jorge Teixeira, na Zona Leste da capital amazonense, na noite deste domingo (12). Em média, choveu 97,2 mm nas últimas 24 horas. A região da tragédia, foi a mais afetada com 102,6 mm, segundo a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, até esta segunda-feira (13), quatro crianças entre 5 e 7 anos e quatro adultos foram encontrados, sendo quatro das vítimas de uma mesma família.

Uma delas chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Mãe e filha foram achadas sem vida abraçadas nos escombros de uma casa, em imagem que emocionou quem ajudava no resgate.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, três pessoas foram resgatadas com vida. Cerca de 44 homens do Corpo de Bombeiros continuam trabalhando no local na retirada do barro e materiais. “Somente após a finalização dessa etapa é que as buscas poderão ser consideradas encerradas”, informou em nota.

Moradores da área também se mobilizaram para resgatar os desaparecidos debaixo de muita lama. O local de difícil acesso também dificultou o resgate.

Onze casas foram atingidas pelo deslizamento do barranco de 30 metros de altura. Os corpos das vítimas da tragédia foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).

O prefeito David Almeida e o governador do estado, Wilson Lima, estiveram no local acompanhando o resgate das vítimas.

“Além dos Bombeiros e da Defesa Civil, homens da Polícia Militar, psicólogos e assistentes sociais estão trabalhando. É um local de difícil acesso, muito complicado chegar com equipamento, mas já estamos com iluminação e vamos trazer mais suporte para auxiliar nas buscas”, disse Wilson Lima ontem à noite no local.

O governador publicou mensagem nas suas redes sociais informando que já conversou com o governo federal em Brasília e que está dando todo o apoio as vítimas da tragédia.

De acordo com o prefeito David Almeida, apesar da chuva torrencial durante o dia, a Defesa Civil Municipal não recebeu nenhum acionamento do local.

“Foram 110 chamadas durante o domingo, mas nenhuma foi desse ponto. Segundo relato dos moradores, não teve ocorrência pela parte da tarde. A informação é que o acúmulo de lixo, com o grande volume de água, acabou causando essa tragédia”, afirmou.

Identificação das vítimas

O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) do Amazonas identificou os oito corpos levados ao Instituto Médico Legal (IML). Das vítimas, quatro adultos e quatro crianças, cinco são do sexo masculino e três do sexo feminino.

O DPTC vai usar toda a estrutura de identificação disponível e vai solicitar o apoio da Polícia Federal (PF) para identificar as vítimas, uma vez que informações indicam que quatro são de origem venezuelana.

As vítimas do deslizamento, segundo a Defesa Civil:

Crianças:

Dainelson Rosniel Alvorada, 4 anos

Kaleb Nunes Mendes, 7 anos

Eloisa de Lima Referino, 7 anos

Israel Jonniel Frango, 7 anos

Adultos:

Clebson Nunes Barbosa, 33 anos

Jucicleia Barbosa de Lima, 31 anos

Ilan Frango Corales, 35 anos

Rosmig Yelena Salazar, 43 anos

Buscas por sobreviventes seguem após deslizamento de barranco em Manaus

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *