
O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), deu posse a 18 aprovados no concurso público do órgão.
A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (16), na Sede do Governo, localizada no bairro compensa, na zona Oeste de Manaus.
O certame foi realizado em 2022, e teve mais de 4.800 inscritos para os cargos de nível superior nas especialidades de Agronomia, Administração, Contabilidade, Economia, Direito, Comunicação e Marketing, Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura de TI, incluindo vagas para pessoas com deficiência.
Representando o governador Wilson Lima, o vice-governador Tadeu de Sousa destacou a celeridade do processo do concurso, que cumpre a proposta de fortalecer o trabalho da Afeam no estado.
“Essa é uma promessa do governador Wilson Lima de fortalecer a Afeam. O concurso não acontecia há mais de 13 anos e foi realizado em 2022, tendo um processo muito acelerado. Desde o início do concurso até à nomeação foi um pouco mais de seis meses. Isso fortalece a instituição e esse sistema de apoio aos empreendedores. A Afeam tem muito a contribuir nesse momento em que precisamos de outras cadeias produtivas a serem desenvolvidas”, destacou Tadeu de Sousa.
O diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, enfatizou o compromisso do governador Wilson Lima com a realização do concurso, tendo em vista o andamento das operações de crédito e demais trabalhos junto aos empreendedores do Amazonas.
Etapa de treinamento
Após a posse, durante dois dias, os servidores efetivados participarão de um programa de integração e treinamentos, antes de assumirem os respectivos cargos, com o objetivo de conhecer o funcionamento do órgão, equipe gerencial, diretoria e ainda metas e diretrizes de trabalho para este ano.
As vagas para o cadastro reserva são para oportunidades que possam surgir e que não forem preenchidas durante o prazo de validade do certame, de acordo com o Edital nº 1/2022, de 30.6.2022.
O último concurso da Afeam foi realizado em 2009. A agência foi criada em 1999 e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do estado do Amazonas, por meio de financiamento às atividades produtivas, proporcionando a geração de ocupação e renda.
A Afeam é uma empresa pública, classificada como instituição financeira não bancária, subordinada à fiscalização e supervisão do banco central do brasil e organizada sob forma de sociedade anônima, de capital fechado.