
O setor de turismo do Amazonas tem movimentado em torno de 33 mil empregos diretos e indiretos com a reativação e novas rotas internacionais áreas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes de Manaus fomentados pelo governo estadual nos três primeiros meses do ano, de acordo com a Empresa Estadual de Turismo, a Amazonastur.
Citada como um dos melhores destino do mundo para se viajar e conhecer pelo jornal americano, The New York. elém de ter o Teatro Amazonas, como o monumento mais bonito do país, Manaus virou rota do turismo internacional impulsionado pela marca Amazônia.
A inauguração do voo internacional que conecta Manaus a Bogotá, na Colômbia – tem expectativa de atrair mensalmente mais de dois mil turistas ao Amazonas.
Atualmente, o estado tem conexão direta com destinos internacionais e 13 frequências semanais para os destinos de Panamá, Miami, Fort Lauderdale e Bogotá – que juntos geram 33.166 empregos de forma direta e indireta.
Fomento e feiras de turismo
Aliando sustentabilidade e turismo, o Governo do Amazonas também lançou o Programa “Brilha Amazonas”, que disponibiliza kits de painéis solares para doação a comunidades que têm o turismo como fonte de renda, gerando energia limpa e fomentando o setor que atua em bases comunitárias.
Ao todo, inicialmente, 253 kits foram adquiridos para distribuição gratuita.
Promovendo o destino Amazonas em eventos nacionais e internacionais, a Amazonastur também esteve presente em sete feiras nacionais e internacionais de turismo.
Além de apresentar as belezas naturais amazônicas, o órgão conectou operadores de turismo, se reuniu com empresas aéreas e articulou a entrada de mais turistas no estado.
Emprego e qualificação
Conforme o levantamento da Amazonastur, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor do turismo abriu o ano de 2023 gerando 33.166 empregos de carteira assinada, de forma direta e indireta.
A regularização de profissionais no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, também apresentou um aumento de 13,85%.
Para o presidente da Amazonastur, o resultado reflete a intensificação do trabalho do órgão na busca ativa e regularização. “Saltamos de 1.870 prestadores regularizados, em dezembro de 2022, para 2.129, até o dia 30 de março”, relembrou o presidente.
Nestes 100 dias, a Amazonastur também tem investido em capacitação, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), certificando 94 alunos que concluíram o curso técnico em Guia de Turismo Regional, ofertado gratuitamente.
Os guias formados vão atuar em Manaus, Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) e Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus)