Portal Você Online

AM cria núcleo para apoiar vítimas e familiares de acidentes

O Governo do Amazonas lançou, nesta semana o Navat (Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidente de Trânsito).

O objetivo é orientar quem sofre com as consequências de acidentes no trânsito, principalmente vítimas e os familiares.

O Navat funcionará nas dependências do Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas) e oferecerá serviços na área psicossocialsocial, jurídica e de assistência ao DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

O lançamento do Navat ocorreu na abertura do Movimento Maio Amarelo, campanha de conscientização nas escolas, empresas e vias públicas, tanto na capital quanto no interior do Estado, para a redução de acidentes de trânsito.

Criado em 2014 pelo Onsv (Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), a campanha Movimento Maio Amarelo comemora, em 2023, 10 anos de atenção e preservação pela vida.

A iniciativa busca, anualmente, unir todos os entes ligados direta e indiretamente ao tema envolvendo trânsito e transporte, como os Detrans, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os Institutos Municipais de Trânsito, entres outras entidades, com o intuito de conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da segurança viária, tendo como principal objetivo salvar vidas no trânsito.

A equipe de Educação para o Trânsito do Detran realizará, neste mês, 33 ações para conscientizar condutores e pedestres sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito e, assim, diminuir os índices de acidentes de trânsito com vítimas fatais e lesionadas.

Durante o Maio Amarelo, o Detran Amazonas oferecerá palestras de conscientização em empresas e universidades; levará teatro de fantoches para as escolas de educação infantil e realizar abordagens educativas com distribuição de materiais em toda a capital.

Segundo o IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana), ocorreram 250 mortes em acidentes de trânsito em Manaus em 2022. De 1º a 16 de janeiro deste ano foram 92 acidentes de trânsito na capital, média de seis acidentes por dia, conforme o IMMU.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *