
Quase 700 turistas chegam à capital amazonense, neste domingo (14), a bordo do luxuoso navio Silver Shadow, de bandeira das Bahamas. A chegada do transatlântico marca o fim da temporada de cruzeiros na capital amazonense este ano.
Os tripulantes e passageiros serão recepcionados por agentes de turismo da Prefeitura de Manaus e do governo estadual. O pier flutuante do Porto de Manaus ainda está desativado e é necessário toda uma logística para o receptivo dos navios, que são obrigados a ficar fundeados na baia do Rio Negro, com o translado feito em pequenas embarcações regionais.
Equipes da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) fazem o receptivo.
Artistas locais e apresentação de boi-bumbá dão as boas-vindas na chegada dos visitantes à Manaus. Eles recebem material informativo, além da entrega de colares de sementes de açaí e o mapa turístico da cidade.
“Nossa pesquisa qualitativa, realizada durante os receptivos, aponta para um aquecimento econômico significativo para a Temporada 2023/2024, que já conta com mais de 30 navios cruzeiros confirmados. Nosso levantamento mostra uma injeção de, no mínimo, R$ 4 milhões por navio”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.
Parte dos turistas seguirão para uma outra embarcação regional city tour, com o objetivo de conhecer rotas, como Encontro das Águas, comunidades ribeirinhas, além de restaurantes flutuantes.
Os demais seguirão para agendas na cidade em visita ao Centro histórico.