
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), viajará neste domingo (14) à noite para Brasília (DF). No dia seguinte, terá uma audiência com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para pleitear recursos do governo federal para a construção de um parque municipal que vai interligar as avenidas Djalma Batista e Maceió, na zona centro-sul da capital amazonense.
Conforme Almeida, a obra evitará novos alagamentos na comunidade Vila Amazonas, no bairro Nossa Senhora das Graças. A área foi uma das quatro mais atingidas em Manaus pelas fortes chuvas no dia 12 de março.
“Vamos criar um parque no entorno, resolvendo de vez o problema de alagação da Vila Amazonas, como também da rua Acre, no Vieiralves. Tem um parque que nós vamos construir bem em frente à Semed (Secretaria Municipal de Educação, na avenida Mário Ypiranga), que chega até a Djalma Batista para fazer a interligação”, disse o prefeito.
David anunciou o encontro com Barbalho, nesta sexta-feira (12), na entrega dos primeiros kits emergenciais comprados com verba federal para ajudar famílias afetadas pelos temporais, em março.
De acordo com o prefeito, a prefeitura já gastou R$ 68 milhões para a contenção de encostas e recuperação de voçorocas em 17 áreas de Manaus como medida de prevenção para alagamentos e desbarrancamentos.
Almeida afirmou que a reunião no Ministério das Cidades discutirá também a ajuda do governo federal no lançamento do pacote do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para contenção de erosão.
Ainda segundo David Almeida, a marcação da audiência com o ministro Jader Barbalho Filho foi intermediada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM).