
Uma operação conjunta entre policiais militares do 3° Batalhão (Tefé), Companhia de Operações Especiais (COE) e agentes da 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil do Amazonas, nesta segunda-feira (15), apreendeu 86 kg de pasta base de cocaína, duas pistolas 9mm, munição e motores de popa usados para realizar ataques de grupos de piratas contra embarcações de passageiros e de carga no Rio Solimões.
Durante a operação, dois traficantes foram mortos ao reagir a prisão a bala. Eles atuavam na pirataria roubando carga de drogas que depois eram revendidas para o tráfico de drogas na região de Tefé e Coari – a cerca de 600 km de Manaus. A droga capturada foi avaliada pelos policiais em R$ 1,3 milhão.

Após a troca de tiros, 12 integrantes da quadrilha foram presos. De acordo com o delegado de Tefé, Carlos Augusto Monteiro, denúncias anônimas informaram sobre atividades suspeitas do grupo de piratas numa comunidade a 200 km da cidade, chamou a atenção.
Segundo a denúncia o bando se reunia no local como uma base para cometer uma série de crimes como ataques a barcos de passageiros, embarcações com carregamentos de drogas de traficantes e estupro.
“A denúncia informava locais distintos de atuação dos infratores. Chegamos à localidade, fizemos a abordagem contra 12 indivíduos e todos eles efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram e atingiram dois dos infratores”, disse Monteiro.
Ainda de acordo com o delegado, os bandidos foram levados à um hospital da cidade, onde morreram. “Além disso, demos voz de prisão aos demais envolvidos e apreendemos uma grande quantidade de aparelhos eletrônicos, drogas e mais de R$ 2 mil em espécie”, finalizou.