Ação judicial atende pedido da Prefeitura de Manaus com objetivo de preservar uma das poucas áreas verdes na região urbana da capital amazonense

Cerca de 900 flutuantes irregulares localizados no Rio Tarumã-açu, na zona Oeste de Manaus, serão notificados pela Justiça do Amazonas. A medida é preventiva para a proteção da região, que até recentemente era uma área rural e atualmente passa pelo processo de expansão urbana da cidade.
O anúncio da notificação foi feito pelo prefeito David Almeida, ontem à noite (5), durante abertura da 2ª edição da ‘Mostra Sustentável Manaus Verde’, que acontece até quarta-feira (7) de junho, no Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasques.
“Nós temos uma decisão judicial e determinamos que nos próximos quatro dias nós finalizássemos o nosso plano de ação e começássemos a notificar os flutuantes irregulares que tem ali na bacia do tarumã-açu. São 900 flutuantes e tenho certeza de que vamos fazer a remoção de vários deles porque muitos estão irregulares”, afirmou o prefeito.
Ainda segundo Almeida, essa é a única forma de preservar a fauna e a flora do lugar. “Dessa forma, nós estamos contribuindo para manter intacto e preservado a última microbacia da cidade de Manaus que ainda está preservada”.
O secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Ademir Stroski, informou que além da operação prática de notificação dos flutuantes, outros eventos fazem parte de um conjunto de ações, na programa do “Junho Verde”, relativo ao Dia do Meio Ambiente, celebrado ontem (5).
O evento inicia nesta segunda-feira e segue até a próxima quarta-feira, 7. Nesta terça-feira (6) e amanhã (7), a Mostra funcionará de 10 h às 20h. As inscrições podem ser realizadas no site: https://www.sympla.com.br/evento/2-mostra-sustentavel-manaus-verde/2001345.


