
Com gol decisivo aos 44 minutos do segundo tempo, marcado por Bowen após passe do brasileiro Lucas Paquetá, o West Ham venceu a Fiorentina por 2 a 1, em Praga, e conquistou o título da Liga Conferência. A conquista encerra um jejum de 58 anos da equipe londrina sem uma taça continental, desde a extinta Copa dos Vencedores de Copas da Uefa em 1964/65. Além do troféu, o West Ham ganhou também uma vaga na fase de grupos da próxima Liga Europa.
Praga foi invadida por cerca de 20 mil torcedores do West Ham, boa parte deles sem ingresso, segundo as autoridades locais. A geração atual da torcida dos Hammers tem uma razão especial para festejar a taça: fundado em 1895, o clube londrino alcançou apenas seu oitavo título oficial, encerrando 43 anos de espera, desde a conquista da terceira Copa da Inglaterra do West Ham, na temporada 1979/80 (as outras foram em 1963/64 e 1974/75).
Completam a sala de troféus dois títulos da segunda divisão inglesa e uma Supercopa Inglesa, que se juntam às conquistas internacionais (Copa dos Vencedores de Copa de 1965 e, agora, a Liga Conferência).
Com a conquista em Praga, o lateral brasileiro naturalizado italiano Emerson Palmieri se tornou o primeiro jogador a conquistar as três competições atuais de clubes da Uefa: o jogador foi campeão com o Chelsea da Liga Europa, em 2018/19, e da Champions League, em 2020/21. Pela seleção italiana, Emerson conquistou a Eurocopa em 2021.
O futebol italiano celebrou um fim de temporada marcante, com representantes nas três finais europeias de clubes. No entanto, a recuperação do prestígio internacional do Calcio sofreu dois abalos seguidos, com os vice-campeonatos da Roma na Liga Europa e, agora, da Fiorentina na Liga Conferência.
A esperança reside na decisão mais importante, que pode redimir as duas frustração anteriores com sobras: neste sábado (10), a Inter de Milão enfrenta o favorito Manchester City na final da Champions League, em Istambul.


