Portal Você Online

Desmatamento ilegal no Amazonas terá multa de até R$50 milhões

 O Governo do Amazonas vai multar em até R$ 50 milhões quem desmatar áreas de floresta sem autorização.

O Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) fará a autuação e o embargo de áreas desmatadas ilegalmente, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 01, de 12 de junho de 2023.

O valor é com base no Decreto Federal nº 6.514, de 22 de julho de 2008, que estabelece o processo administrativo em caso de infrações contra o meio ambiente.

Serão embargadas também quaisquer obras ou atividades desenvolvidas nas imediações das áreas desmatadas e/ou queimadas irregularmente, exceto as atividades de subsistência, conforme definição da Lei Federal no 12.651 de 2012, cujas evidências devem ser colhidas e informadas pelo agente fiscalizador.

O artigo 4º da normativa diz que os agentes do órgão deverão reunir provas como documentos, fotos e localização sobre a infração para que os responsáveis sejam identificados e autuados.

Para detectar as áreas de desmatamento, o órgão também terá o suporte de tecnologias de sensoriamento remoto com imagens de satélite.

Ao serem autuados pelo órgão, os responsáveis pelo desmatamento podem ter o embargo retirado da área caso tenha desmatado o local antes do dia 22 de julho de 2008, quando passou a valer o decreto nº 6.514; comprove a inexistência de dano ambiental; e apresente a decisão administrativa de desembargo, que comprove a regularidade ambiental.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *