
Militares do 3º Batalhão de Infantaria de Selva (3º BIS) do Comando Militar da Amazônia (CMA) instalaram um acampamento para atender índios da etinía yanomamis que tem procurado a cidade de Barcelos, a 400 km de Manau8s, em busca de serviços públicos.
Os yanomamis habitam próximo dos rios Demi, Aracá e Paduari, no município, localizado no norte do Amazonas. Segundo os militares do 3º BIS, são disponibilizados atendimento de higiene pessoal e de saúde para os indígenas.
Ainda segundo os militares, a operação atende a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da prefeitura municipal de Barcelos. Os yanomamis se deslocam para a área urbana em busca de benefícios sociais.
A cada trimestre, o barco itinerante da da Caixa Econômica Federal atraca na cidade para disponibilizar os benefícios do governo federal. Nesse período, há uma demanda muito grande gerada pela presença dos yanomamis em Barcelos.
Segundo a Prefeitura de Barcelos, essa situação tem causado impactos negativos na saúde e integridade física dos indígenas, o que foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF).
Cerca de 700 indígenas estão atualmente abrigados e recebendo assistência desde o sábado (17). É previsto que permaneçam até sexta-feira (23), quando então retornarão às suas aldeias.



