Portal Você Online

Ônibus do Idoso chega ao Centro de Convivência da Aparecida

Idosos que frequentam o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona sul de Manaus, receberam, na manhã desta segunda-feira (19), mais um mutirão de atendimentos do Ônibus do Idoso, serviço de atendimento móvel ao idoso do Governo do Amazonas.

A medida integra a programação alusiva à campanha Junho Violeta, mês dedicado à conscientização da violência contra a terceira idade.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a mobilização fez cerca de 180 atendimentos jurídicos, psicossociais, de saúde e cidadania.

Os serviços foram prestados por parceiros públicos e privados e incluíram, ainda, cadastro em programas socioassistenciais, serviços itinerantes da Amazonas Energia e ações de embelezamento.

A titular da Secretaria Executiva Adjunta dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) da Sejusc, Anne Alves, explica que o Ônibus do Idoso ajuda a fortalecer a estratégia de descentralização dos serviços do Governo do Estado.

A meta para os próximos meses é que a rota do ônibus se concentre nos bairros das zonas norte e leste, onde estão os maiores índices de violência contra o público idoso.

‘Primeiro da fila’

Após a distribuição das senhas de acesso ao ônibus, que ocorrem das 8h às 12h, o aposentado Bianor Xavier, de 76 anos, foi o primeiro da fila para receber atendimento de membros da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (Decci). Há mais de um ano, ele tenta tomar providências contra um golpe financeiro cometido por uma empresa de negociação bancária.

Mais serviços

Além de encaminhamentos para toda a rede de proteção, o Ônibus do Idoso facilita o acesso a orientações e cadastro no programa Idoso Empreendedor.

A ação é uma parceria entre Sejusc e Agência de Fomento do Estado (Afeam) e oferece linhas de crédito ao público da terceira idade, com financiamentos a partir de R$ 500 e que podem chegar a R$ 21 mil.

O mutirão também oferta serviços de órgãos parceiros como Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com benefícios como o CadÚnico; corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas, massoterapia e enfermagem com profissionais do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); e atividades aeróbicas com equipe de fisioterapia.

No Ceci da Aparecida, a ação foi encerrada por uma apresentação de boi-bumbá e carimbó, do grupo Viva Mais, formado por idosos e envelhecentes do bairro Praça 14, zona sul da capital.

O grupo faz parte do programa Vida e Saúde do Idoso Ativo, da Sejusc, que promove a qualidade de vida dentro das comunidades.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *