
A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus lança edital para processo seletivo de preceptores médicos no Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, coordenado no Programa Mais Saúde Manaus.
São seis vagas com bolsa de R$ 1,2 mil por mês. O contrato é por dois anos. Os candidatos devem ser egressos do Programa ou com título de especialista em medicina da família e comunidade, ter vínculo com a Semsa e trabalho em UBS (Unidade Básica de Saúde) e dispor de oito horas semanais de carga horária.
Haverá cadastro reserva para o caso de as vagas não serem preenchidas. O preceptor atuará como docente-assistencial acompanhando o residente nas atividades práticas nas UBS.
Esse profissional ensina, realizando procedimentos técnicos e moderando a discussão de casos. Assume papel do docente-clínico, um profissional que domina a prática clínica e os aspectos educacionais relacionados a ela.
O edital está no Diário Oficial do Município, na edição do dia 22 de junho, a partir da página 18.
Mais médicos
A Prefeitura de Manaus alerta que se encerra, nesta sexta-feira (23), às 14h, o prazo para apresentação dos candidatos do Mais Médicos para o Brasil alocados para as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e que já têm registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Até a manhã desta quinta-feira (22), 87 dos 256 selecionados do programa já haviam passado pelo auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Semsa, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, para entrega de documentos.
Apenas os candidatos com o registro profissional ainda em trâmite, terão o prazo para cadastro e entrega de documentos estendido até o dia 30.
Após a apresentação, avaliação de documentos e checagem de pré-requisitos, os bolsistas do programa federal têm a inscrição validada e homologada pela Semsa junto ao Ministério da Saúde. Na lotação dos novos médicos na rede municipal de saúde, são priorizadas as regiões e unidades de saúde com maior carência de profissionais.
Procedimentos
Os convocados devem acessar o site pssemsa.manaus.am.gov.br para efetuar o cadastro de documentos, e comparecer na sede da Semsa, na avenida Maceió, nº 160, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, no horário das 8h às 14h, munidos de RG e CPF, para entregar a documentação e receber orientações pré-admissionais.
A pasta alerta ainda que a entrega dos documentos deve ser feita de forma presencial pelo médico, não sendo admitida a entrega por procurador ou representante.
Ao todo, o governo federal disponibilizou 256 vagas para o Mais Médicos em Manaus. O edital de convocação da Semsa, com a lista de documentos requeridos para o processo de admissão, consta na edição 5.607, de sexta-feira (16), do Diário Oficial do Município (DOM), disponível para consulta no site dom.manaus.am.gov.br.