
Os funcionários públicos estaduais do Amazonas saem do trabalho nesta quinta-feira (29) e só retornam na próxima segunda-feira, dia 3 de junho. Eles ganharam um feriadão por conta do governo do Estado ter decretado ponto facultativo nesta sexta-feira (30) para que os servidores possam curtir o Festival Folclórico de Parintins – a 370 km de Manaus – realizado nos próximos dias 30, 1 e 2.
As escolas da rede estadual e a Universidade do Amazonas (UEA) não terão aulas e órgãos de serviços públicos como o Detran, os shoppings de Pronto Atendimento ao Públicos (PAC), além de fundações e autarquias não vão funcionar nesta sexta-feira.
O decreto que dá um final de semana prolongado ao funcionalismo, oficializa o grande número de faltas ao trabalho de servidores públicos e funcionários do setor privado que costumam abandonar o serviço nesse período do ano para ir a festa dos bumbás.
A relação dos amazonenses com o festival folclórico e a “fuga” dos trabalhadores para Parintins chegou a mudar a data do evento para evitar demissões e a produção.
Anteriormente, o evento era realizado nos últimos três dias do mês, que muitas das vezes caiam no meio de semana. Para evitar o abandono dos trabalhadores para curtir a festa, houve uma mobilização para oficializar e mudar a data para o “último fim de semana” do mês de junho, justamente para que todos pudessem ir a festa sem faltar o trabalho.
O decreto do Executivo estadual justifica que a medida “atende a uma solicitação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), e leva em consideração a realização do 56° Festival Folclórico de Parintins, que começa na sexta”.
A solicitação da CDL Manaus, segundo o governo, aponta que a medida reduzirá o impacto que o deslocamento da população ao município sede da festividade causa na atividade comercial da capital.
Serviços essenciais
Mas para quem ficar em Manaus terá a garantia dos serviços essenciais de saúde e segurança funcionando em regime de plantão 24 horas.
O atendimento em 25 unidades de urgência e emergência estarão sendo realizados em seis prontos-socorros, sete maternidades, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normalmente.
Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o serviço de Quimioterapia funcionará na sexta. As consultas de Oncologia Clínica agendadas ocorrerão normalmente.
Para atendimento ambulatorial, as unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e as Policlínicas retornam às atividades na segunda-feira (3).
As agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, e não são marcadas no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) de serviços nesses dias.
No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência diariamente em regime de plantão 24 horas.
Segurança
Na área de segurança pública estão funcionando as centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) Zona Centro-Sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai), irão funcionar em regime de plantão 24h.
As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) funcionarão atendendo registro de ocorrência da área de atuação da unidade especializada.
Neste período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual.
]As cozinhas populares do programa Prato Cheio funcionarão normalmente na sexta-feira, onde serão servidas sopas de forma gratuita, das 11h às 13h.
Os centros de Convivência Miranda Leão e 31 de Março, que realizarão uma programação junina, vão funcionar normalmente. Os outros centros so retornam na segunda-feira (3).
Os atendimentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), na capital, seguirá funcionando normalmente no regime de 24h.
Leia o decreto na íntegra:


