
Um balanço feito pelo Exército Brasileiro, que possui uma tropa de 25 mil militares baseados na Região Norte, informou que a Operação Ágata, realizada em junho na região, retirou de circulação e apreendeu R$ 30.972.825,00 em equipamentos utilizados na logística do garimpo como dragas, balsas, aviões, helicópteros, combustível.
As informações foram feitas durante coletiva de imprensa realizada em Roraima com a presença integrada das Forças Armadas, reuniu entidades de segurança pública federais e agências para prestar informações sobre as ações de auxílio humanitário aos Yanomami.
A ação integrada iniciada em junho mobilizou mais de mil militares e profissionais de entidades e instituições públicas. Foram utilizados 15 tipos de aeronaves das Forças Armadas, além de embarcações, lanchas e helicópteros orgânicos.
A operação também realizou assistência humanitária com a distribuição de 23.438 cestas básicas, transporte de 270 indígenas, realização de 2.424 consultas médicas, entre outros.
A Operação continua em progresso, com desdobramentos processuais ainda em análise. O comando da operação informou que vai continuar trabalhando na preservação do meio ambiente e proteção dos indígenas, destacando, ainda, a importância do engajamento de toda a sociedade na defesa da Amazônia Brasileira.


