Portal Você Online

Ao vivo: TSE recomeça julgamento que vai cassar Bolsonaro; acompanhe

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta sexta-feira (30) o julgamento da ação que vai tornar tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. Ele é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em evento oficial do governo com embaixadores em julho de 2022, no Palácio da Alvorada.

Basta mais um voto para condenar o ex-chefe do Executivo, que já teve a inelegibilidade recomendada pelo relator da ação, Benedito Gonçalves, e pelos ministros Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares — que proferiram o voto na quinta-feira (29). O magistrado Raul Araújo foi o único, até então, a votar a favor de Bolsonaro e rejeitar as acusações.

Nesta sexta-feira (30), o julgamento caminha para a reta final com o voto de Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes, que votarão nessa ordem.

Em março de 2021, justamente por causa da mudança do voto de Cármen, o STF concluiu pela parcialidade de Moro na condução do processo da Lava Jato que levou à condenação de Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

Na ocasião, por 3 votos a 2, a Segunda Turma do Supremo julgou procedente o habeas corpus em que a defesa do petista pedia a declaração da suspeição de Moro e decidiu anular a ação do tríplex – ficando nulos todos os atos do ex-juiz.

Carmem Lúcia também negou pedido do PL, durante a campanha, para a remoção de vídeos de discursos de Lula – candidato do PT – com ataques a Bolsonaro em que ele chamava o então presidente usando termos como genocida, fascista, miliciano, mentiroso, negacionista, desumano, pessoa do mal e covarde.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *