
O presidente Lula nomeou o advogado Cristiano Zanin Martins para exercer o cargo no Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga do aposentado Ricardo Lewandowski. A formalização da nomeação consta de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (5). De acordo com o Supremo, a posse de Zanin será realizada no dia 3 de agosto.
Indicado por Lula ao cargo, Zanin, que tirou o petista da cadeia após várias condenações em diversas instâncias da Justiça brasileira, teve seu nome aprovado em uma sessão formal do Senado, que tem longa tradição de aceitar as indicações do Executivo.
No plenário, foram 58 votos a favor do indicado e 18 contra. Antes, ele passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e lá recebeu 21 votos favoráveis e 5 contrários, depois de uma sessão de quase oito horas.
Zanin ganhou notoriedade e projeção por ter sido advogado de Lula nos processos da Operação Lava Jato, que levaram Lula hoje a Presidência da República, após 580 dias na cadeia condenado por corrupção.