
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM) recebeu nesta quinta-feira (6) a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe. A reunião ocorreu para apresentar aos vereadores como a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) vem trabalhando a ampliação do atendimento à atenção básica em Manaus.
De acordo com Shádia, a missão da Semsa é gerir o sistema municipal de saúde, observando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvendo com qualidade ações de vigilância e atenção à saúde da população em Manaus. A secretária destacou ainda os pontos positivos da reunião.
“O destaque é a ampliação da nossa cobertura na atenção básica, é em relação à imunização, às metas que nós precisamos cumprir, que são os indicadores pelos quais nós somos avaliados pelo Ministério da Saúde e graças a Deus esse primeiro quadrimestre nós tivemos um saldo bastante positivo nas nossas avaliações”, enfatizou a secretária.
Para o presidente da Comnissão, vereador Elan Alencar (DC), a reunião é importante para que os parlamentares possam acompanhar a evolução de todo atendimento e trabalho realizado pela SEMSA na cidade.
“Dessa forma, podemos acompanhar todos os avanços e tudo aquilo que ainda está por vir, como as inaugurações de UBSs, contratações de novos médicos, novos enfermeiros, novos técnicos. A saúde de Manaus está no quinto quadrimestre seguido como a número 1 em saúde básica a nível das capitais do Brasil”, destacou o vereador.
Ainda de acordo com Elan, essa prestação de contas faz com que os vereadores possam ver onde os recursos públicos estão sendo realmente usados. “Fazendo assim cumprir nosso papel enquanto vereadores, que é fiscalizar e estar antenado com tudo o que acontece na cidade de Manaus, sobretudo na nossa responsabilidade enquanto membros da Comissão de Saúde”, avaliou o parlamentar parabenizando ainda os trabalhos da SEMSA.
Também participaram da reunião o Dr. Djalma Coelho (Subsecretário de Saúde), Raimunda Vânice Monteiro (Diretora de Planejamento da SEMSA), Walfran Torres (Secretário de Articulação Política da Prefeitura), além dos vereadores Kennedy Marques, vice-presidente da Comissão de Saúde, Marcelo Serafim, Daniel Vasconcelos e Eduardo Alfaia, membros da comissão.