Durante sessão do Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), nesta semana, o presidente da Corte, ministro José Mucio Monteiro, anunciou que o órgão deve abrir novo concurso público ano que vem, em 2020, com 30 vagas para auditor.
De acordo com a assessoria de imprensa do TCU, a afirmação foi feita durante a aprovação do orçamento da Corte, que prevê a abertura da nova seleção, porém ela depende de aprovação do Congresso Nacional para ser autorizada.
O último concurso para o cargo foi lançado em 2015, com 66 vagas. Para concorrer foi exigido nível superior em qualquer área de formação. O posto foi dividido entre as especialidades de auditoria governamental (36 vagas, sendo 29 para Brasília) e auditoria de tecnologia da informação (30 vagas, todas com lotação em Brasília). A remuneração inicial era de R$ 14.078,66, para 40 horas de trabalho.
O Cebraspe foi a banca contratada para organizar a seleção, que contabilizou 9.417 inscritos (concorrência medis de cerca de 142 candidatos por chance).
Eles foram submetidos a 200 questões objetivas, além de três questões discursivas e uma peça de natureza técnica. Além de Brasília, os exames foram aplicados em Rio Branco/AC, Macapá/AP, Manaus/AM, Cuiabá/MT, Belém/PA e Boa Vista/RR. Cinco por cento das chances são para deficientes.