
O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e Delegacia Fluvial (Deflu) da Polícia Civil do Amazonas e da Marinha do Brasil apreendeu neste domingo (16) 160 kg de cocaína pura transportadas por traficantes, nos rios do estado, em duas operações.
A primeira apreensão ocorreu no Rio Amazonas, na altura do município de Tefé – a 550 km de Manaus – quando dois traficantes foram presos em uma lancha com 56 tabletes de cocaína pura pesando 60 kg, além de 18 munições calibre 9 milímetros e um carregador.
De acordo com o diretor do DRCO, o delegado Mário Paulo, a droga está avaliada em R$ 1,8 milhões. Segundo ele, a polícia chegou até os traficantes após denúncias e buscas realizadas na região. “Durante a abordagem e revista minuciosa, foram encontrados 56 tabletes de cocaína de alta pureza”.
Os suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Eles serão encaminhados à audiência de custódia.

Na segunda operação, a polícia prendeu o piloto de avião Francisco Florêncio da Cunha, conhecido como “França”. Ele estava transportando 100 kg de cocaína em um monomotor, em Itamarati, município a 982 km de Manaus.
Pescadores denunciaram à policia que viram a aeronave pousando num lago, onde estavam pescando, e foram expulsos a tiros do local pelos traficantes, que ameaçaram todos de morte.
Informada da situação a polícia pediu apoio de um navio da Marinha do Brasil, que patrulha a região. No local encontraram “França”, que também estava com os comparsas no avião.
Com França foram encontrados três sacos grandes com os 100 kg de cocaína escondidos na selva – 16 kg de pasta base da droga.
Ele foi preso em flagrante e levado junto com o material para o 68° Distritito Integrado de Polícia (DIP) de Itamarati, onde foi registrada a ocorrência.
Para a polícia, a droga tinha como destino a capital amazonense, de onde seria distribuída para o mercado consumidor em outras cidades.