
O Ministério Público do Estado e o Governo do Estado do Amazonas formalizaram um acordo de cooperação técnica de cinco anos com o objetivo de combater o crime organizado de forma mais efetiva, na última quinta-feira (20).
O acordo estabelece a implantação de uma equipe interprofissional, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e o Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime Organizado (CAO-CRIMO).
A atuação prevê o reforço da estrutura do CAO-CRIMO com a participação das polícias do Amazonas, que trabalharão em conjunto com o MPAM na operacionalização das atividades de inteligência e enfrentamento à criminalidade organizada.
A iniciativa integrada tem como objetivo potencializar os esforços de investigação e combate às atividades de organizações criminosas em todo o estado.
Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, ressaltou que o crime organizado representa uma ameaça significativa para a segurança e o desenvolvimento de qualquer região, especialmente o estado do Amazonas.
“O acordo de cooperação técnica segue uma tendência nacional de sinergia entre Governos Estaduais e Ministérios Públicos, com o propósito de ampliar iniciativas conjuntas em prol da segurança pública. O combate ao crime organizado é um desafio complexo que exige uma abordagem abrangente, envolvendo medidas de segurança pública, investimentos em educação, ações sociais, programas de prevenção ao uso de drogas, além do fortalecimento das instituições e da luta contra a corrupção. É fundamental que haja cooperação entre os diversos órgãos governamentais e a sociedade civil para enfrentar esse problema com sucesso”, declarou o PGJ.